Jaguar Mining aumenta controle na rastreabilidade do ouro na Mina de Pilar

O método atual tem como objetivo minimizar o agrupamento de minério e elevar o conhecimento a respeito de sua origem no subsolo

Por Conexão Mineral 07/02/2024 - 22:01 hs
Foto: Jaguar Mining
Jaguar Mining aumenta controle na rastreabilidade do ouro na Mina de Pilar
Desde maio de 2023, a jaguar Mining implementou um método de rastreabilidade para seu minério

Em uma busca por maior transparência e controle, a Jaguar Mining adotou recentemente um método inovador de rastreabilidade do ouro na Mina de Pilar, no município de Santa Bárbara, trazendo uma evolução na forma como o minério é categorizado e processado. 

Desde maio de 2023, a empresa implementou um método de rastreabilidade para seu minério, um marco que, segundo Sergio Yngor Dourado Honorio dos Santos, Gerente de Mina da Unidade Pilar, visa aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído. "Anteriormente, o minério produzido na Mina Pilar era classificado em apenas 5 categorias ao sair do subsolo. Na superfície, antes de viajar cerca de 40km até a Planta Metalúrgica em Caeté, cada categoria recebia toneladas de minério de vários locais da mina e com diferentes teores de ouro. O método atual tem como objetivo minimizar o agrupamento de minério e elevar o conhecimento a respeito de sua origem no subsolo." 

Essa mudança não apenas otimiza o controle de qualidade nas amostragens, mas também a definição do teor de ouro, tanto na mina quanto na planta de processamento. Isso representa um avanço significativo na compreensão e na gestão do minério desde sua extração até a etapa de processamento. 

Já sobre a relação entre esse método aprimorado de rastreabilidade e a segurança para os compradores do ouro da Jaguar, Sérgio enfatizou que a Jaguar opera em total conformidade com a legislação ambiental e os processos minerários estabelecidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse avanço reforça o compromisso da empresa com a excelência operacional e a transparência em suas práticas de mineração. 

A implementação desse método de rastreabilidade do ouro na Jaguar Mining não apenas demonstra um compromisso com a melhoria contínua, mas também serve como um exemplo positivo para a indústria, destacando a importância da transparência e do controle de qualidade em todas as etapas da cadeia de suprimentos de ouro. Com a inovação, a Jaguar Mining está redefinindo os padrões da indústria, abrindo caminho para uma mineração mais responsável, transparente e eficiente.